Competição
Campo 2023 Veterano
REGULAMENTO GERAL
CAPÍTULO I – DISPOSIÇÕES INICIAIS
Art. 1º. Este regulamento é um documento
composto pelo conjunto de disposições que regem o Campeonato Municipal de
Futebol de Areia, Futebol de Campo, Futsal e Futebol Suíço.
Art. 2º. As competições são promovidas pela
Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras e organizado pela Secretaria
Municipal de Esportes e Lazer – SEMEL.
Art. 3º. Todos os participantes desses eventos
serão considerados conhecedores deste documento e das legislações afins
vigentes (regras), aos quais ficam subordinados.
Art. 4º. O Campeonato Municipal de Beach Soccer
será disputado para a categoria livre Masculino, Livre Feminino e Veterano
Masculino, salvo decisão da comissão organizadora.
Art. 5º. O Campeonato Municipal de Futebol de
Campo será disputado para a categoria livre e veteranos, salvo decisão da
comissão organizadora.
Art. 6º. O Campeonato Municipal de Futsal será
disputado para a categoria livre Masculino e Feminino, Veterano Masculino e Sub
16 Masculino, salvo decisão da comissão organizadora.
Art. 7º. O Campeonato Municipal de Futebol
Suíço, será disputado para a categoria livre e veterano masculino, salvo
decisão da comissão organizadora.
Art. 8º. As competições serão realizadas na
Arena Piçarras, Estádio Municipal Quincaludo, Campo Lagoa Esporte Clube e
Ginásio Aurélio Solano de Macedo e Campolino Teixeira e demais complexos
esportivos a serem homologados pela SEMEL.
Art. 9º. As referidas competições municipais
dispostas neste regulamento somente serão realizadas com a inscrição de no
mínimo de 4 (quatro) equipes em cada categoria e naipe, sendo que os jogos
serão realizados conforme determinação da Secretaria Municipal de Esporte e
Lazer – SEMEL.
CAPÍTULO II – OBJETIVO
Art. 10. As competições municipais de futebol
têm como objetivo, promover um intercâmbio esportivo e cultural entre seus
participantes, promotores e organizadores.
CAPITULO III – PODERES
Art. 11. Na vigência das competições, os
seguintes órgãos, e as pessoas a eles vinculados serão reconhecidos como
autoridades:
·
Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras;
·
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL;
·
Comissão Disciplinar;
·
Polícia Militar de Santa Catarina;
·
Bombeiro Militar de Santa Catarina;
CAPITULO IV – PARTICIPAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO.
Art. 12. Na categoria Livre a idade mínima
permitida é ter 17 anos no ano da competição. Na categoria Veterano para o
Campeonato de Futsal, Campeonato de Futebol Suíço, Campo e Areia a idade será
39 anos, (completos no ano da competição), exceto para os goleiros que será de
36 anos (completos no ano da competição).
Para o
campeonato municipal de Society 50+ a idade será (completa 50 anos no ano da
competição), exceto para os goleiros que (completa 36 anos no ano da
competição). Obs.: Menor de 18 anos
trazer declaração reconhecida firma em cartório pelo responsável.
Parágrafo único - Na
categoria sub 16, todas as equipes deverão ter uma pessoa de maior responsável
pela mesma. Para a participação nos jogos, as equipes deverão obrigatoriamente
ter uma pessoa de maior, cadastrada como responsável pela equipe. Se a equipe
aparecer para o jogo sem o responsável, a mesma não terá autorização para
jogar, sendo declarada perdedora por W0.
Art. 13. Para jogar/participar dos jogos
os participantes deverão apresentar qualquer documento oficial com foto:
carteira de motorista, carteira de identidade, carteira de trabalho ou
passaporte, originais ou digital impresso. Sem documento de identificação o atleta
não poderá participar dos jogos. Em caso de extravio do documento oficial o
atleta inscrito somente poderá competir se apresentar o boletim de ocorrência
policial até 7(sete) dias antes do evento/partida, o que será analisado pela
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL.
Art. 14. O atleta poderá se inscrever em duas
categorias (livre e veteranos). É de responsabilidade de cada jogador a sua
condição física de participar das competições, isentando o município de
Balneário Piçarras e suas secretarias de qualquer responsabilidade e
ressarcimento em casos de eventuais incidentes, lesões ou acidentes ocorridos
nos jogos durante as competições.
Art. 15. É vetado participar das competições os
atletas que estiverem cumprindo punição imposta pela SEMEL - Secretaria
Municipal de Esporte e Lazer ou AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio
Itajaí.
CAPITULO V – COMPOSIÇÃO DA EQUIPE E
INSCRIÇÃO
Art. 16. Não será cobrado taxa de
inscrição das Competições e de arbitragem das competições realizada pela
Secretaria de Esporte e Lazer - SEMEL, exceto Campeonatos Intermunicipais.
Art. 17. No campeonato de Beach Soccer e
Futsal cada equipe poderá inscrever no mínimo 07(sete) atletas e no máximo até
15 (quinze) atletas, no campeonato de Futebol de Campo cada equipe poderá
inscrever no mínimo 15 (quinze) atletas e no máximo 22 (vinte e dois) atletas e
no campeonato de Futebol Suíço cada equipe poderá inscrever no mínimo 12 (doze)
atletas e no máximo 15 (quinze) atletas. Na categoria Sub 16, a equipe obrigatoriamente
deverá ter um responsável de maior inscrito na competição para o início da
partida.
Parágrafo Primeiro - Só poderá
participar das competições o atleta que tenha domicilio eleitoral o município
de Balneário Piçarras, com no mínimo 1(um) ano antes da data que inicia a
competição e deverá entregar no ato de sua inscrição documentação para
comprovação, (título eleitoral) salvo
os atletas que completa 18 (dezoito) anos no ano da competição e o que
completar 19 anos no ano da competição poderá jogar com título de eleitor com
tempo inferior a um ano desde que seja o 1º Título Eleitoral.
Parágrafo Segundo - No Campeonato de
Futebol de Areia e Society 50+ a equipe poderá inscrever somente 2 (dois)
atletas de fora, exceto no Beach Soccer Veterano, onde as equipes poderão
inscrever 4 (quatro) atletas de fora, sendo que dos 4 só poderão jogar 2 (dois)
atletas simultaneamente em cada partida, e no campeonato de Futebol de Campo e
Suíço somente 3 (três) atletas de outra cidade que não precisa votar no
município.
Parágrafo terceiro – Atleta Estrangeiros que
residem em Balneário Piçarras para poder participarem da Competição terão que
ter Comprovante de Residência (Água e Luz) em seu nome, ou carteira de trabalho
assinada, mínimo 1 (hum) ano antes do início da competição.
Art. 18. O responsável pela equipe deverá
preencher a ficha de inscrição e inscrever os atletas através do site da SEMEL,
até um dia antes a data do Congresso Técnico. Sem poder acrescentar demais
jogadores durante a competição, cada atleta deverá ter em seu cadastro cópia da
CNH ou RG e título de eleitor. É de responsabilidade de cada representante das
equipes o preenchimento e a entrega dos documentos necessários a participação
de cada jogador.
Obs.: Declaração falsa pode implicar nas
punições previstas no regulamento da competição, bem como, na sanção penal
prevista no art. 299 do Código Penal, in verbis:
Art. 19 – Omitir, em documento público ou
particular, declaração que nele deveria constar, ou nele inserir ou fazer
inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com fim de
prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato
juridicamente relevante. Pena: Reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos e multa, se
o documento é público e reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, se o documento é
particular.
Art. 20. Na competição de Beach Soccer e
Futsal em cada partida a equipe deve atuar com no máximo de 5 (cinco) atletas,
sendo 1 (um) goleiro e 4 (quatro) jogadores de linha. Para iniciar uma partida
as equipes deverão ter obrigatoriamente um número mínimo de 3 (três) atletas,
sendo 1 (um) goleiro e 2 (dois) jogadores de linha.
Obs.: - Joga-se com
5(cinco) atletas;
- Inicia-se com no mínimo 3 (três) atletas;
- Continua-se uma partida com no mínimo 3 (três) atletas;
- Paralisa-se a partida com menos de 3 (três) atletas.
Art. 21. Na competição de Futebol Suíço em cada
partida a equipe deve atuar com no máximo de 8 (oito) atletas, sendo 1 (um)
goleiro e 7 (sete) jogadores de linha. Para iniciar uma partida as equipes
deverão ter obrigatoriamente um número mínimo de 6 (seis) atletas, sendo 1 (um)
goleiro e 5 (cinco) jogadores de linha.
Obs.: - Joga-se com 8
(oito) atletas;
- Inicia-se com no mínimo 6 (seis) atletas;
- Continua-se uma partida com no mínimo 5 (cinco) atletas;
- Paralisa-se a partida com menos de 5 (cinco) atletas.
Art. 22. Na competição de Futebol de Campo em
cada partida a equipe deve atuar com no máximo de 11 (onze) atletas, sendo 1
(um) goleiro e 10 (dez) jogadores de linha. Para iniciar uma partida as equipes
deverão ter obrigatoriamente um número mínimo de 8(oito) atletas, sendo 1 (um)
goleiro e 7 (sete) jogadores de linha.
Obs.: - Joga-se com 11
(onze) atletas;
- Inicia-se com no mínimo 08 (oito) atletas;
- Continua-se uma partida com no mínimo 7 (sete) atletas;
- Paralisa-se a partida com menos de 7 (sete) atletas.
Art. 23.
Na competição de Futebol Society 50+ em cada partida a equipe deve atuar com no
máximo de 6 (seis) atletas, sendo 1 (um) goleiro e 5 (cinco) jogadores de
linha. Para iniciar uma partida as equipes deverão ter obrigatoriamente um
número mínimo de 5 (cinco) atletas, sendo 1 (um) goleiro e 4 (quatro) jogadores
de linha.
Obs.:
- Joga-se com 6 (seis) atletas;
- Inicia-se com no mínimo 5 (seis) atletas;
- Continua-se uma partida com no mínimo 4 (cinco) atletas;
- Paralisa-se a partida com menos de 4 (cinco) atletas.
Parágrafo Único – Se no
momento da interrupção o placar apresentar empate ou estiver favorável a equipe
que motivou a interrupção, será ela considerada perdedora pelo escore de 3 X 0,
devendo ficar registrado em súmula, inclusive, os gols desconsiderados à equipe
motivadora da interrupção.
Art. 24. As equipes que se apresentarem com o
número de jogadores inferior ao permitido poderão relacionar atletas na súmula
até o final da partida no tempo normal, desde que o referido atleta se
apresente uniformizado e de posse de seu documento de identificação.
Art. 25. Cada equipe obrigatoriamente deverá
ter um responsável e a comissão técnica será formada por até 2 (dois) membros,
Técnico e Auxiliar Técnico.
Art. 26. A equipe não poderá substituir atleta
lesionados, nem com atestado médico.
CAPITULO VI – DISPOSIÇÕES TÉCNICAS
Art. 27. Havendo igualdade na cor das camisas
de ambas as equipes, a equipe que estiver à esquerda da tabela (mandatário)
deverá providenciar a troca da camisa.
Art. 28. No campeonato de Beach Soccer o tempo
de jogo será de 3 (três) tempos de 12 minutos corridos e apenas no terceiro
tempo os 3 (três) minutos finais serão cronometrados.
Art. 29. No campeonato de Futebol de Campo o
tempo de jogo será de 2 (dois) tempos de 45 minutos corridos com 5 (cinco)
minutos de intervalo.
Art. 30. No Campeonato de Futsal tempo de jogo
será de 2 (dois) tempos de 20 minutos corridos e apenas no último minuto do
primeiro tempo e no segundo tempo, os 3 (três) minutos finais serão
cronometrados com 5 (cinco) minutos de intervalo.
Art. 31. No campeonato de Futebol Suíço
tempo de jogo será de 2 (dois) tempos de 25 minutos corridos com 5 (cinco)
minutos de intervalo.
Art. 32. A equipe que não se apresentar ao seu jogo
na hora marcada com o número mínimo de atletas, será declarada perdedora por WO
e eliminada da competição, sendo desconsiderados todas as suas partidas
realizadas, impondo-se derrota de 3 x 0, inclusive, para os jogos ainda não
disputados, não se computando os gols marcados e sofridos. A equipe e seus
atletas serão punidos com 2 (dois) anos de suspensão de qualquer evento
desenvolvido e promovido pela SEMEL (atletas e técnicos).
Obs.: Todas as equipes terão o direito de
defesa em caso de cometer W.O. A mesma deverá ser entregue na SEMEL até 24
(vinte e quatro) horas uteis após a partida em papel timbrado. A referida
defesa será analisada pela comissão disciplinar.
Art. 33. Se alguma equipe cometer W.O. em uma
partida em que envolva premiação. A equipe infratora não terá direito a mesma
sendo entregue a equipe sequente na classificação.
Art. 34. As equipes que forem
desclassificadas os seus atletas não poderão jogar por equipes classificadas.
Art. 35. A cada jogo será entregue uma relação
nominal para cada equipe, que deverá preencher com a numeração dos atletas e
entregar com os documentos ao mesário para que o mesmo possa adiantar a súmula.
Art. 36. A organização exige que as equipes
entrem aquecidas para a partida, não sendo permitido aquecimento na quadra ou
campo.
Art. 37. O número limite de substituições será
exigido somente no Campeonato de Futebol de Campo que será de 8 (sete) atletas,
sendo 7 (seis) jogadores de linha e 1 (um) goleiro, as substituições devem
ocorrer no máximo de 3 paradas, o atleta substituído não poderá retornar ao
jogo, mesmo que ainda sua equipe tiver substituição para fazer.
Art. 38. O uso de caneleira nos jogos do
Campeonato Municipal de Futebol de Campo, Suíço e Futsal será obrigatório.
CAPITULO VII – DAS PUNIÇÕES
Art. 39. Os atletas estarão sujeitos ao
recebimento de cartões disciplinares, na seguinte graduação:
a) Amarelo
– advertência na partida;
b) Vermelho
– exclusão da partida.
Art. 40. O jogador que receber cartão vermelho
durante uma partida estará automaticamente suspenso da partida seguinte. A cada
expulsão a Comissão Disciplinar se reunirá para avaliar (com base no CBJD –
Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e julgar se a suspensão de uma partida
é suficiente como punição ou se mais algum tipo de sanção deverá ser aplicado.
Art. 41. No caso de recebimento do 2º cartão
amarelo, em partidas consecutivas ou alternado, o atleta será suspenso
automaticamente da partida seguinte.
Os cartões serão zerados somente na fase semifinal das competições.
Art. 42. Os Atletas e dirigentes que sofrerem
uma punição por agressão física serão eliminados da competição e poderão sofrer
uma punição de no mínimo 30 dias e máximo 2190 dias de todas as atividades
promovidas pela SEMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Art. 43. Atletas e dirigentes que agredirem de
forma física árbitros, componentes da comissão organizadora, atletas
adversários ou torcedores sofreram uma punição de no mínimo 180 e máximo 2190
dias de todas as atividades promovidas pela SEMEL – Secretaria Municipal de
Esporte e Lazer e responderão ao um termo circunstanciado na Delegacia de
Polícia Civil da comarca de Balneário Piçarras.
Art. 44. Atletas e dirigentes que agredirem de
forma verbal árbitros, componentes da comissão organizadora, atletas
adversários ou torcedores sofreram uma punição de no mínimo 30 dias e máximo
2190 dias de todas as atividades promovidas pela SEMEL – Secretaria Municipal
de Esporte e Lazer e responderão ao um termo circunstanciado na Delegacia de
Polícia Civil da comarca de Balneário Piçarras.
Art. 45. Todas as punições serão mediantes após
o relatório da arbitragem e delegado da partida, as punições serão de acordo
com o Regulamento Disciplinar Regional da AMFRI.
Art. 46. Atletas e dirigentes que agredirem de
forma física árbitros, componentes da comissão organizadora, atletas
adversários ou torcedores ficaram suspensos provisoriamente por 30 dias ou até
o julgamento previsto.
Art. 47. A equipe que abandonar o campo de jogo
antes do término da partida, independente da fase do campeonato, estará
automaticamente desclassificada da competição e seus atletas e dirigentes
sofrerão uma pena de 1 (um) ano de suspensão de todo o evento desenvolvido e promovido
pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL.
§ 1º - A punição será imposta a equipe e aos
atletas/dirigentes relacionados na súmula da partida.
§ 2º - Se a partida em questão envolver
premiação, a equipe que abandonou a partida perde o direito a premiação,
repassando este direito a próxima equipe na classificação.
Art. 48. A equipe que tiver o jogo paralisado
por motivo de agressão física ou verbal e sua torcida invadir o local de jogo
será declarada eliminada da competição.
Art. 49. A equipe que de qualquer forma
descumprir normas do regulamento será eliminada da competição, o responsável e
o(s) jogador(es) irregular(es) da equipe está ciente conforme declaração
assinada e poderão ainda sofrer uma punição de no mínimo 30 dias e máximo 2190
dias de todas as atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e
Lazer – SEMEL e responderão ao um termo circunstanciado na Delegacia de Polícia
Civil da comarca de Balneário Piçarras. Todos os resultados da equipe eliminada
da competição por não cumprimento do regulamento, serão de 3(três) a 0 (zero)
para o adversário, sem computar os gols para nenhum jogador.
CAPITULO VIII – SISTEMA DE DISPUTA E
CLASSIFICAÇÃO
Art. 50. O sistema de disputa será definido
pela Comissão Organizadora do referido campeonato.
Art. 51. Para efeito de classificação os
resultados das partidas darão as equipes os seguintes pontos:
1) Vitória
no Tempo Normal - 3 (três) pontos;
2) Vitória
nos Pênaltis - 2 (dois) pontos;
3) Empate–
1 (um) ponto;
4) Derrota
nos Pênaltis – 1 (um) ponto;
5) Derrota
no Tempo Normal - 0 (zero) ponto.
Art. 52. Critério de desempate para
classificação:
Entre duas equipes:
1-Confronto direto;
2-Maior número de vitórias;
3-Menor número de Gols Sofridos;
4-Maior número de Gols Marcados;
5-Saldo de Gols;
6-Menor número de Cartões Vermelhos;
7-Menor Número de Cartões Amarelos;
8-Sorteio.
Entre três equipes ou
mais equipes:
1-Maior número de vitórias;
2-Menor número de Gols Sofridos entre si;
3- Maior número de Gols Marcados entre si;
4-Saldo de Gols entre si;
5-Menor número de Cartões Vermelhos;
6-Menor Número de Cartões Amarelos;
7-Sorteio.
Art. 53. No Beach Soccer, se um jogo de fase
classificatória ou em jogo eliminatório persistir o empate, deverá ser realizado
uma cobrança de 3 (três) penalidades obrigatórias em sistema alternado,
persistindo empate novamente serão cobradas penalidades de forma alternada até
que se conheça o vencedor. Parágrafo Único - Na cobrança de pênaltis, poderão
cobrar as penalidades todos os atletas relacionados em súmula,
No Campeonato Municipal de Futebol de Campo que deverá apontar um vencedor,
deverá ser realizado a cobrança de 5 (cinco) penalidades obrigatórias em
sistema alternado e poderá cobrar somente atletas que permaneceram até o final
da partida.
CAPITULO IX – DAS REGRAS
Art. 54. As competições serão regidas
pelas regras da Confederação ou Federação da Modalidade.
CAPITULO X – DOS
UNIFORMES
Art. 55. As equipes deverão se apresentar para
a partida com seus atletas devidamente uniformizados com meiões, calções e
camisas iguais. O calçado deverá ser próprio para a prática esportiva, não
sendo permitido jogar descalço (exceto o Beach Soccer) ou com chuteiras de
travas de ferro. Os atletas não poderão usar: correntes, pulseiras, anéis,
brincos piercings, camisas de manga comprida por baixo (somente se for da cor
predominante da manga da camisa).
CAPITULO XI– CONGRESSO TÉCNICO
Art. 56. Por ocasião das competições, (01) um
representante de cada equipe se reunirão em um “congresso técnico”, que será
presidido pela coordenação geral ou seu representante, com a finalidade de
discutir e aprovar assuntos inerentes ao evento. O Congresso Técnico será
realizado na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SEMEL. As equipes
deverão enviar algum representante ao congresso técnico para que possam
participar das decisões referentes ao campeonato.
CAPITULO XII – DOS RECURSOS
Art. 57. A denúncia de participação de
atleta irregular poderá ser oferecida até 24 horas uteis após o jogo realizado,
pelo responsável da equipe, protocolando ofício em duas vias até as 17:30 na
SEMEL.
-§ 1º- Atleta irregular é aquele que não
cumpre as normas deste regulamento, inscrição irregular ou estar cumprindo
suspensão.
§ 2º - A equipe que jogar com o atleta
irregular, será eliminada da competição.
Art. 58. O prazo para impugnação de uma partida
esgotar-se-á no primeiro dia útil após a realização da mesma, sendo a equipe
que interpretar a impugnação deverá fazê-la na Secretaria Municipal de Esporte
e Lazer - SEMEL, através de oficio em papel timbrado.
Parágrafo Único – a equipe que tiver sua
partida impugnada por qualquer motivo, se considerada culpada frente à
inobservância do presente regulamento, além de ser eliminada da competição,
sendo que a equipe adversária será vencedora pelo escore de 3 x 0.
CAPITULO XIII – PREMIAÇÃO
Art. 59. As premiações dos Campeonatos
Municipais de Futebol de Campo, Futebol Suíço, Beach Soccer e Futsal serão de
responsabilidade da Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras.
Art. 60. A premiação será a seguinte,
para todas as categorias, exceto para o Sub 16 que será somente medalhas e
troféus:
1
Campeão: Troféu + medalhas + R$ 2.000,00;
2
Vice-campeão: Troféu + medalhas + R$ 1.500,00;
3
3º lugar: Troféu + medalhas + R$ 1.000,00;
4
Artilheiro (a) – Troféu; se haver empate, será entregado o troféu para o atleta
mais velho;
5
Goleiro (a) menos vazado: Troféu; se haver empate, será entregue o troféu para
o atleta mais velho.
CAPITULO XIV – COMISSÃO DISCIPLINAR
Art. 61. Para o julgamento de recursos
processuais decorrentes de indisciplina e de infrações, aos regulamentos e
normas das Competições, a comissão disciplinar será assim composta:
- Professor Oswaldo Moreira da Silva Junior
- Drª. Marcia Reis
- Dr. Paulo Ricardo Debatin
CAPÍTULO XV – QUADRO DE ÁRBITROS
Art. 62. A contratação dos árbitros será de
responsabilidade da Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras juntamente com a
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SEMEL, através de processo
licitatório.
CAPITULO XVI – DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
Art. 63. No Campeonato de Futsal na 1ª Divisão
as 02 (duas) equipes que terminarem em último de seus grupos caíram para a 2º
Divisão, e as 02 (duas) equipes melhores colocadas na 2º Divisão subiram para a
1º Divisão no ano seguinte.
Art. 64. Toda comunicação da coordenação geral
será feita através de nota oficial, que será publicada no boletim do evento no
site da Secretaria de Esporte Lazer, semelpicarras.sc.gov.br e também enviada
por watszap.
Art. 65. Os casos não previstos e mudanças
neste regulamento serão resolvidos pela coordenação geral da Secretaria de
Esporte e Lazer – SEMEL, levando sempre como base a apreciação e o parecer da
procuradoria geral do município de Balneário Piçarras.
Art. 66. Este regulamento entra em vigor a
partir da data da homologação pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer -
SEMEL, revogando as disposições anteriores.