Prefeitura decreta ações para prevenção e combate ao contágio do coronavírus em Balneário Piçarras

Publicado em 17/03/2020 11:16

A Prefeitura de Balneário Piçarras publicou na manhã desta segunda-feira (16) o Decreto 25/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção e combate ao contágio pelo coronavírus (COVID-19) na cidade. A recomendação maior é de suspensão de eventos públicos por período indeterminado. Até o atual momento, Balneário Piçarras não possui nenhum caso confirmado ou suspeito do vírus.

De acordo com o Prefeito Leonel Martins, não há motivos para alerde. “Estamos tomando as ações de modo preventivo, considerando o contexto atual. As aulas permanecem mantidas na Rede Municipal de Ensino, sendo suspensos os eventos e ações que geram aglomeração do público-alvo do vírus”, pontuou.

Para os Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais a recomendação é de que sejam ampliadas as rotinas de prevenção para conter a disseminação do COVID-19, como disponibilizar espaço para higienização das mãos, evitar o compartilhamento de utensílios e materiais, aumentar, quando possível, a distância entre carteiras e mesas de alunos, aumentar a frequência de higienização de superfícies e manter ventilados os ambientes de uso coletivo.

 A secretária de Saúde, Regiane Basso, detalhou que o município está adotando todas as medidas preventivas ligadas ao vírus. “O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus. Além disso, estamos implantando fluxos especiais de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e preparando equipes específicas para oferecer palestras e orientações”.

No último sábado (14), a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina negativou a única suspeita de coronavírus em paciente residente em Balneário Piçarras. “Mantivemos o paciente em quarenta, mesmo ele apresentando boa recuperação. Por ter viajado à Europa (Portugal e França), acusamos a suspeita, iniciamos o tratamento e tomamos todas as precauções. Felizmente o caso foi negativado”, detalhou enfermeira da Vigilância, Alessandra Reckziegel. Até o momento, esta foi a única suspeita de coronavírus em Balneário Piçarras.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Funcionando com medidas preventivas.

ESPORTES
Ginásios fechados e campeonatos municipais suspensos;
Mantém os trabalhos das Escolas de Esportes;
Campeonato Estadual de Beach Soccer aguarda definição da Federação Catarinense de Beach Soccer.

SAÚDE
Unidades Básicas de Saúde com Fluxo de Atendimento diferenciado;
Pronto Atendimento funcionando normalmente;
Academia da Saúde com atividades suspensas;
Grupos de Convivência das Unidades Básicas de Saúde suspensos.

EVENTOS
Todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Balneário Piçarras estão suspensos por período indeterminado.

FUNCIONALISMO PÚBLICO
O atendimento continua normal, entretanto, a orientação é para que a população busque os serviços de autoatendimento, como site (www.picarras.sc.gov.br), aplicativo Atende.Net ou até mesmo por e-mail ou ligação telefônica.

EVENTOS PRIVADOS
No caso de eventos organizados em locais privados, recomenda-se a adoção de medidas visando a redução do risco de contágio ou possibilidade de adiamento do evento. 

PREÇOS ABUSIVOS
No caso específico de aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao COVID-19, será cassado, como medida cautelar prevista no parágrafo único do art. 56, da Lei Federal n 8.078, de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), o Alvará de Funcionamento de estabelecimentos que incorrerem em práticas abusivas ao direito do consumidor, previamente constatado pelo PROCON de Balneário Piçarras.

Créditos: PREFEITURA MUNICIPAL / SEMEL

Veja também
O taekwondo é uma arte marcial originalmente coreana

A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”



SEMEL Balneário Piçarras
Endereço: Rua 200 / Antonio Martinho Teles, S/N - Centro - Balneário Piçaras - SC
Telefone: (47) 3345-1472
E-mail: