Prefeitura decreta ações para prevenção e combate ao contágio do coronavírus em Balneário Piçarras

Publicado em 17/03/2020 11:16

A Prefeitura de Balneário Piçarras publicou na manhã desta segunda-feira (16) o Decreto 25/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção e combate ao contágio pelo coronavírus (COVID-19) na cidade. A recomendação maior é de suspensão de eventos públicos por período indeterminado. Até o atual momento, Balneário Piçarras não possui nenhum caso confirmado ou suspeito do vírus.

De acordo com o Prefeito Leonel Martins, não há motivos para alerde. “Estamos tomando as ações de modo preventivo, considerando o contexto atual. As aulas permanecem mantidas na Rede Municipal de Ensino, sendo suspensos os eventos e ações que geram aglomeração do público-alvo do vírus”, pontuou.

Para os Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais a recomendação é de que sejam ampliadas as rotinas de prevenção para conter a disseminação do COVID-19, como disponibilizar espaço para higienização das mãos, evitar o compartilhamento de utensílios e materiais, aumentar, quando possível, a distância entre carteiras e mesas de alunos, aumentar a frequência de higienização de superfícies e manter ventilados os ambientes de uso coletivo.

 A secretária de Saúde, Regiane Basso, detalhou que o município está adotando todas as medidas preventivas ligadas ao vírus. “O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus. Além disso, estamos implantando fluxos especiais de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e preparando equipes específicas para oferecer palestras e orientações”.

No último sábado (14), a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina negativou a única suspeita de coronavírus em paciente residente em Balneário Piçarras. “Mantivemos o paciente em quarenta, mesmo ele apresentando boa recuperação. Por ter viajado à Europa (Portugal e França), acusamos a suspeita, iniciamos o tratamento e tomamos todas as precauções. Felizmente o caso foi negativado”, detalhou enfermeira da Vigilância, Alessandra Reckziegel. Até o momento, esta foi a única suspeita de coronavírus em Balneário Piçarras.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Funcionando com medidas preventivas.

ESPORTES
Ginásios fechados e campeonatos municipais suspensos;
Mantém os trabalhos das Escolas de Esportes;
Campeonato Estadual de Beach Soccer aguarda definição da Federação Catarinense de Beach Soccer.

SAÚDE
Unidades Básicas de Saúde com Fluxo de Atendimento diferenciado;
Pronto Atendimento funcionando normalmente;
Academia da Saúde com atividades suspensas;
Grupos de Convivência das Unidades Básicas de Saúde suspensos.

EVENTOS
Todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Balneário Piçarras estão suspensos por período indeterminado.

FUNCIONALISMO PÚBLICO
O atendimento continua normal, entretanto, a orientação é para que a população busque os serviços de autoatendimento, como site (www.picarras.sc.gov.br), aplicativo Atende.Net ou até mesmo por e-mail ou ligação telefônica.

EVENTOS PRIVADOS
No caso de eventos organizados em locais privados, recomenda-se a adoção de medidas visando a redução do risco de contágio ou possibilidade de adiamento do evento. 

PREÇOS ABUSIVOS
No caso específico de aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao COVID-19, será cassado, como medida cautelar prevista no parágrafo único do art. 56, da Lei Federal n 8.078, de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), o Alvará de Funcionamento de estabelecimentos que incorrerem em práticas abusivas ao direito do consumidor, previamente constatado pelo PROCON de Balneário Piçarras.

Créditos: PREFEITURA MUNICIPAL / SEMEL

Veja também
Equipes da fase eliminatória já estão definidas pelo Campeonato Catarinense de Beach Soccer

Partidas aconteceram no último fim de semana em Balneário Piçarras!

Campeonato de Futebol de Campo de Balneário Piçarras inicia na próxima segunda (09)

12 equipes disputarão o título de campeã municipal nos meses de março e abril.



SEMEL Balneário Piçarras
Endereço: Rua 200 / Antonio Martinho Teles, S/N - Centro - Balneário Piçaras - SC
Telefone: (47) 3345-1472
E-mail: